top of page

Cinthya Verri prepara exposição e performance sobre as “Soldaderas”

Prévia da produção poderá ser conferida a partir de 28 de novembro, no Dharma Brewpub

No próximo dia 28 de novembro, a partir das 20h, o Dharma Brewpub recebe o vernissage de “Preview Adelitas”, de Cinthya Verri. A mostra registra o estágio atual de pesquisa e produção de Cinthya, inspirado nas Adelitas (ou Soldaderas), mulheres que tomaram de armas no início do século 20 para lutarem pela Revolução Mexicana. A exposição completa poderá ser conferida em março de 2019, no Memorial do Rio Grande do Sul.

Entre 28 de novembro e 15 de dezembro, o território do Dharma Brewpub se tornará um pequeno México, ocupado pelas pinturas de Cinthya e por elementos que lhe servem de referência, como altares rituais aos antepassados, máscaras de luta livre, pôsteres de manifestações populares e imagens que ela colheu no México em junho.

Um dos destaques do “Preview Adelitas” é a entrevista que a artista gaúcha fez com Margarita Zapata, neta de Emiliano Zapata, mítico líder mexicano sob as ordens de quem marcharam centenas de Adelitas. A entrevista com Margarita estará sendo exibida continuamente durante todo o evento.

Durante o vernissage, Cinthya receberá inscrições de mulheres que queiram participar de uma das etapas mais importantes de “Adelitas”. Além das pinturas e mosaicos, Cinthya planeja uma performance em local ainda a ser divulgado, quando fará a queima de 60 cabeças em tamanho natural, feitas de parafina e areia. Os moldes para essas cabeças estão sendo colhidos com mulheres adultas voluntárias. Durante o vernissage, Cinthya receberá inscrições para a coleta desses moldes. A performance/ritual lembra o sacrifício de 60 Soldaderas queimadas vivas por Pancho Villa.

Cinthya Verri, 38 anos, é artista visual, médica, dramaturga, escritora e comunicadora. Seja no ateliê, no consultório ou nos meios de comunicação, sua ação é marcada pela contemporaneidade e pela exploração de vieses inéditos. No ano passado, a Andreus Galeria, em São Paulo, recebeu mosaicos, couros, gravuras e telas de sua exposição "Baby Doll - Toda Mulher pode ser uma boneca". A inspiração foram os manequins de silicone ultrarrealistas que servem para fins sexuais e a febre entre as adolescentes japonesas de se vestirem e comportarem segundo estereótipos femininos.

Serviço:

Exposição “Preview Adelitas”, de Cinthya Verri

Dharma Brewpub

R. Dr. Sebastião Leão, 188. Esquina com, R. Gen. Lima e Silva – Cel: (51) 99640-6440

Vernissage:

Abertura dia 28 de novembro, das 20h às 00h

Exposição:

De 28 de novembro a 15 de dezembro – Horários: de terça a domingo, das 18h às 00h

Contatos para entrevista:

Cinthya Verri, +55 51 999503240

cinthyaverri@gmail.com

Links úteis:

Site pessoal de Cinthya - https://cinthyaverri.wixsite.com/cinthyaverri

Instagram: @cinthyaverri Facebook: http://facebook.com/cinthyaverri


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page